quarta-feira, 30 de maio de 2012

30 de Maio - Dia do Desafio:


Você se mexe e o mundo mexe junto!

Você sabe como surgiu essa iniciativa? Confira:
Durante o rigoroso inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o Prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia propunha que, às 15 h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.

Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio.

A ideia teve sequência e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes. Em 2010, o evento completou 15 anos no Brasil e tem oferecido a oportunidade de mobilização coletiva em torno da atividade física para pessoas do Continente Americano.

O SESC SP coordena o evento no Continente Americano desde 2000. Mas, diversas unidades espalhadas pelo Brasil, inclusive na Região do Cariri-CE, também participam. 

Eles fornecem ferramentas para a realização do evento de acordo com as características de cada região. Para o SESC, mais que um desafio, é uma grande satisfação integrar e promover tal evento.
Fonte: http://blogs.diariodonordeste.com.br/centrosul/tag/sesc/

O convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes.

Em 2011,o evento contou com o envolvimento de 4.023 cidades, de 22 países, atingindo mais de 64 milhões de pessoas.
Esse evento é Coordenado, no Continente Americano, pela Maria Luiza Souza Dias. 

Saiba com qual cidade/País o seu município está concorrendo através do seguinte link: Clique Aqui!

Os coordenadores locais, os parceiros e os participantes são essenciais para o sucesso do Dia do Desafio.

E você, já praticou alguma atividade física hoje?

É muito simples participar da campanha de incentivo à pratica regular de atividades físicas. Basta ficar atento à programação da sua cidade para o Dia do Desafio e escolher a atividade que vai participar. Neste dia, vale praticar qualquer tipo de atividade física como caminhada, ciclismo, corrida, exercícios em empresas, gincanas, natação, entre outras modalidades.

Não se esqueça de registrar sua participação. O registro é importante para que a cidade alcance um grande número de adesões que contarão pontos para o resultado final da cidade. Informe-se sobre os locais de captação de registros na sua região.

Lembre-se: Para que sua atividade física seja contabilizada, você deve registrá-la através deste telefone: 0800-285 3105

Encare o desafio e comece a praticar atividade física!
Colabore com seu município e ainda garanta saúde!


Foto: Vide Legenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário