sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Gestão profissional propicia crescimento de restaurante


O Ponto do Cupim, no Crato, é caso de sucesso de empreendedorismo 

e um dos lugares mais badalados do Cariri


O turista que visita o Cariri encontra na região uma grande diversidade de sabores. No restaurante Ponto do Cupim, no Crato, o visitante pode se deliciar com um saboroso churrasco de cupim, acompanhado de um baião de dois molhadinho e macaxeira frita, carro-chefe do estabelecimento, que é um dos mais badalados da cidade. Para quem quer uma lembrança ainda mais rica da gastronomia local, o restaurante oferece um bufê de comidas típicas servido com a qualidade e a cordialidade típicas do povo caririense.

Com investimento na capacitação e gestão profissional, além da oferta de cardápio atrativo, o restaurante Ponto do Cupim conquistou uma clientela cativa, que mantém o estabelecimento sempre com intensa movimentação fotos: divulgação

Mas, nem sempre foi assim. A empresa de Rogério Alves Nogueira começou bem pequena. Era, inicialmente, uma mercearia e, aos poucos, para atender a demanda dos clientes, passou a servir tira-gosto e bebida gelada, dispondo algumas mesas na calçada para acomodar a clientela. "Caprichávamos no tira-gosto e todos adoravam. Foi quando percebemos que isso estava rendendo boa parte dos lucros e resolvemos reduzir os produtos da mercearia, investindo mais nas bebidas e acompanhamentos", revela Rogério.

Sugestão
Pouco a pouco, a antiga mercearia foi cedendo espaço para o barzinho, que ganhou o nome de Ponto do Cupim por sugestão de um cliente assíduo, que, como muitos, apreciava o churrasco de cupim servido no local. A cada fim de semana, o barzinho conquistava novos clientes e o empreendedor vislumbrou a oportunidade de ampliar o negócio. Rogério queria crescer. No entanto, não sabia muito bem como. Por isso, procurou o Sebrae e recebeu orientações que o levaram a entender que a profissionalização da gestão iria possibilitar o crescimento que ele procurava.

O churrasco de cupim, acompanhado de um baião de dois molhadinho e, ainda, de macaxeira frita é o carro-chefe do cardápio do restaurante Ponto do Cupim

"Foi aí que comecei a me capacitar, participando de seminários, palestras, oficinas e encontros voltados para as minhas necessidades. Também tive consultorias, mas o que mais me marcou até hoje foi ter participado do Empretec e ter recebido, mais recentemente, os Agentes Locais de Inovação (ALI). Tudo isso resultou em melhorias na relação e comunicação com os funcionários e um maior controle sobre a empresa", diz o empresário.

Após as orientações do Sebrae, Rogério conseguiu planejar o crescimento do bar e o empreendimento se transformou num agradável restaurante cada vez mais bem frequentado. Foi feita uma grande reforma, com a ampliação do espaço de atendimento e da cozinha. Além disso, o empresário investiu em diferenciais como wi-fi, área de lazer para crianças, música ao vivo, área para fumantes e entrega em domicílio. A variedade de pratos servidos também foi incrementada, acrescentando há pouco tempo o bufê de comidas regionais.

"Antes, o Ponto do Cupim era um negócio bem simples. O espaço era pequeno, eram poucos funcionários e as opções no cardápio também eram limitadas. Na medida em que a clientela foi aumentando, fomos fazendo um projeto para construir um novo espaço e assim realizamos. Não só o espaço físico está maior e melhor, mas também estamos gerando mais empregos e recebendo mais clientes da região e turistas. Em parceria com o Sebrae, através dos cursos oferecidos, pudemos trabalhar em cima da melhoria do atendimento e isso tem feito a diferença", afirma.

Cariri Forte
O restaurante Ponto do Cupim é um dos participantes do espaço gastronômico da feira Cariri Forte, que será realizada pelo Sebrae, em Juazeiro do Norte, de 23 a 26 de outubro próximo. O evento irá apresentar as principais tendências de mercado no Cariri e as melhores oportunidades de negócios na região. É voltada para empresários que querem ampliar mercados, expandir ou diversificar atividades e, também, aos candidatos a empresários que querem realizar o sonho de montar o próprio negócio numa região em plena ascensão econômica.

A ideia, segundo a articuladora do escritório do Sebrae na região, Tânia Porto, é abrir um mundo de possibilidades e garantir a melhor informação para o empreendedor da região. O evento terá desde exposição de design e moda a ações voltadas para as áreas de Turismo, Gastronomia e Hotelaria, além de um amplo painel analítico das Tendências de Mercado e Oportunidades de Negócios, específicas para o mercado caririense.

"A feira Cariri Forte é um evento com foco regional e nasceu da conscientização de que o Cariri cearense reúne características geográficas, culturais, climáticas e econômicas tão peculiares que precisa e merece um olhar diferenciado, que promova melhores resultados aos pequenos negócios regionais", explica.

Com a expectativa de reunir cerca de 10 mil pessoas, o evento pretende atuar, também, como animador turístico e de lazer na medida em que incentivará manifestações artísticas, desfiles de moda e dará visibilidade aos talentos regionais, favorecendo o intercâmbio e reforçando a identidade cultural caririense.

Mais informações

Ponto do Cupim
Rua Marcos Matias, 271 -
Parque Granjeiro
Funcionamento - De terça a sexta, das 15 até 0 hora, e sábado e domingo, das 11 até 1 hora
Telefone: (88) 3521-6031
Sebrae Crato
Rua Santos Dumont, 92 - Centro
Telefone: (88) 3523-2025
Central de Relacionamento Sebrae - 0800-5700800 


Confira a matéria original clicando Aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário