quinta-feira, 9 de agosto de 2012


Infraestrutura Ruim de Geoparque Motiva Instauração de Procedimento


A situação precária em que atualmente se encontra o Geoparque Araripe motivou a instauração de procedimento administrativo pelo Ministério Público Federal em Juazeiro do Norte (CE). A unidade, localizada na região sul do Estado e reconhecida pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), é o único geoparque da América Latina que integra a Rede Global de Geoparques.


De acordo com o procurador da República Rafael Ribeiro Rayol, autor de despacho que instaurou o procedimento, todos os geosítios estão sem infraestrutura adequada para o recebimento de visitantes e inexiste segurança, tanto para o patrimônio cultural ali exposto quanto para o visitantes.


"Qualquer um pode adentrar nos geossítios e subtrair ou danificar o que bem entender, inexistindo sequer guias para atender a população e promover a função essencial do Geoparque de formentar a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável na região", relata o procurador.


Geoparque é uma marca atribuída pela Unesco a uma área onde ocorrem excepcionalidades geológicas que são protegidas e aproveitadas como elementos indutores de educação ambiental e de desenvolvimento sustentável. Um geoparque deve gerar atividade econômica, notadamente através do turismo, e envolver um número de sítios geológicos de importância científica, raridade ou beleza, incluindo formas de relevo e suas paisagens. Aspectos arqueológicos, ecológicos, históricos ou culturais podem representar importantes componentes de um geoparque.
 


O território do Geoparque Araripe abrange seis municípios: Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri, totalizando uma área de 3.796 km². Esta região contém a principal jazida de fósseis cretáceos do Brasil e a maior concentração de vestígios de pterossauros do mundo, além de 20 ordens diferentes de insetos fossilizados, com idade estimada entre 70 milhões e 120 milhões de anos, possuindo ainda o registro e exemplares da única floresta petrificada (fossilizada) da América Latina, com espécimes de centenas de milhares de anos.


Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal do Ceará
Fone: (85) 3266.7457 / 3266.7458
E-mail: ascom@prce.mpf.gov.br
twitter.com/mpf_ce 


Confira a matéria original clicando Aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário